[ anterior ] [ Índice ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] [ próximo ]


Guia de Utilizador do APT
Capítulo 3 - DSelect


O método dselect do APT disponibiliza o sistema APT completo com a GUI de selecção de pacotes dselect. O dselect é usado para seleccionar os pacotes a serem instalados ou removidos e o APT instala-os.

Para activar o método APT você precisa de seleccionar [A]ccess no dselect e depois escolher o método APT. Ser-lhe-à perguntado por um conjunto de Sources que são os lugares de onde obter os arquivos. Estes podem ser sites remotos da Internet, mirrors Debian locais ou CDROMs. Cada source pode disponibilizar um fragmento do arquivo Debian total. O APT irá automaticamente combiná-los para formar um conjunto completo de pacotes. Se tem um CDROM, então é boa ideia especificá-lo em primeiro lugar e depois especificar um mirror para ter acesso às correcções de bugs mais recentes. O APT irá automaticamente usar os pacotes no seu CDROM antes de descarregar da Internet.

        Configurar uma lista de localizações fonte da distribuição
     	 
      Por favor forneça o URL base da distribuição Debian.
      Os esquemas de acesso que conheço são: http file
     	   
      Por exemplo:
           file:/mnt/debian,
           ftp://ftp.debian.org/debian,
           http://ftp.de.debian.org/debian,
           
           
      URL [http://llug.sep.bnl.gov/debian]:

A configuração de Sources começa por perguntar pela base do arquivo Debian, usando por predefinição um mirror HTTP. Depois pergunta qual a distribuição a obter.

      Por favor forneça a etiqueta da distribuição a obter ou um caminho para o
      ficheiro package terminando com um /. As etiquetas da
      distribuição são tipicamente algo como: stable unstable testing non-US
        
      Distribution [stable]:

A distribuição refere-se à versão Debian no arquivo, stable refere-se à última versão lançada e unstable refere-se à versão de desenvolvimento. non-US apenas está disponível em alguns mirrors e refere-se a pacotes que contém tecnologia de encriptação ou outras coisas que não podem ser exportadas dos Estados Unidos. No entanto importar estes pacotes para os US é legal.

      Por favor forneça os componentes a obter
      Tipicamente os componentes são algo como: main contrib non-free
       
      Componentes [main contrib non-free]:

A lista de componentes refere-se à lista das sub-distribuições a obter. A distribuição é dividida baseando-se nas licenças do software, sendo main pacotes livres DFSG enquanto contrib e non-free contêm coisas que têm várias restrições colocadas no seu uso e distribuição.

Pode ser adicionado qualquer número de fontes, o script de configuração irá continuar a perguntar-lhe até que tenha especificado todas as que deseja.

Antes de começar a usar o dselect é necessário actualizar a lista disponível ao seleccionar [U]pdate no menu. Isto é um super-conjunto do apt-get update que torna a informação obtida disponível ao dselect. Deve ser executado o [U]pdate mesmo que tenha sido feito apt-get update antes.

Você pode depois fazer as suas selecções usando [S]elect e depois executar a instalação usando [I]nstall. Quando se usa o método APT os comandos [C]onfig e [R]emove não fazem sentido, o comando [I]nstall executa ambos juntamente.

Por predefinição o APT irá automaticamente remover o ficheiro de pacote (.deb) assim que ele tenha sido instalado com sucesso. Para alterar este comportamento coloque Dselect::clean "prompt"; em /etc/apt/apt.conf.


[ anterior ] [ Índice ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] [ próximo ]


Guia de Utilizador do APT

$Id: guide.sgml,v 1.7 2003/04/26 23:26:13 doogie Exp $

Jason Gunthorpe jgg@debian.org